terça-feira, 30 de agosto de 2011

Prostatite.

Oque é Prostatite ?
Prostatite é uma doença inflamatória da próstata que afeta homens adultos e, mais raramente, meninos pré-adolescentes. Existem diferentes tipos de prostatite e ela pode apresentar diferentes conjuntos de sintomas, cada um com causas, manifestações e seqüelas próprias.

Quais são os tipos de Prostatite ?
Prostatite bacteriana crônica e aguda
As prostatites bacterianas crônica e aguda são sempre causadas por uma infecção bacteriana na próstata e está relacionada a infecções do trato urinário (infecções urinárias).
A prostatite bacteriana aguda é uma doença febril com início repentino e que apresenta sintomas gerais e do sistema urinário bastante marcantes.
A prostatite bacteriana crônica evolui de modo mais lento e é caracterizada por infecção urinária de difícil tratamento; a infecção é causada pela permanência da bactéria causadora da doença no líquido produzido pela próstata, apesar do tratamento com antibióticos.
A prostatite bacteriana é mais comumente causada por uma bactéria chamada Escherichia Coli, que também é responsável por muitas infecções urinárias. Outras bactérias menos comuns são: Proteus, Klebsiella, Enterobacter, Pseudomonas e Serratia. A maioria das infecções da próstata é causada por apenas um microorganismo, mas pode haver dois ou mais tipos de bactérias ao mesmo tempo.
A prostatite bacteriana se desenvolve a partir da ascensão de uma infecção localizada mais abaixo na uretra ou pelo refluxo de urina infectada para os ductos prostáticos (parte da próstata) que se comunicam com a porção mais posterior da uretra. Outras possíveis causas de infecção são: bactérias que habitam o reto (e chegam à próstata diretamente ou através dos nódulos linfáticos) e bactérias que chegam diretamente pela corrente sanguínea (que irriga a próstata).
Prostatite não bacteriana e prostatodinia
A prostatite não bacteriana e a prostatodinia (ou síndrome da dor pélvica crônica) são os tipos mais comuns de prostatite. Estas doenças ocorrem em pacientes que apresentam uma inflamação na próstata, sem, no entanto, terem histórico de infecções do trato urinário por bactérias. A causa da prostatite não bacteriana e da prostatodinia ainda não é totalmente conhecida, mas os sintomas levam a crer que seja uma infecção por microorganismos ainda não identificados ou que ela seja uma doença não infecciosa. Acredita-se também que, com o refluxo da urina, a própria urina possa afetar a próstata, causando tanto a prostatite não bacteriana quanto a prostatodinia.

Quais os sintomas da Prostatite ?
Quais são os sintomas da prostatite?
Na prostatite bacteriana aguda, os sintomas são febre alta e repentina, mal-estar geral, calafrios, dores nas costas, nos músculos, nas articulações e no períneo; há dor ao urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia e durante a noite e urgência miccional (vontade de urinar difícil de segurar). Há também uma dificuldade em esvaziar completamente a bexiga. Na prostatite bacteriana crônica, os sintomas são parecidos, mas, sem febre. Ocorre dor ao urinar, necessidade de urinar mais vezes, principalmente à noite; os pacientes sentem dores nas costas (regiões baixas), no períneo e nos genitais. Podem ocorrer dores após a ejaculação e saída de sangue no esperma.Na prostatite não bacteriana e na prostatodinia, os sintomas mais comuns são: dor ao urinar, dificuldade em esvaziar a bexiga, urgência miccional, aumento da necessidade de urinar (de dia e à noite), dor no púbis, no escroto, nas costas e na extremidade da uretra (orifício por onde sai à urina), jato urinário mais fraco e dificuldade em manter o jato contínuo.

Como deve ser diagnosticada a Prostatite?
O médico usa o exame de toque retal para perceber alterações na superfície, na consistência, no tamanho e em outras características da próstata; através deste exame, o médico poderá também testar se o paciente sente dor e qual a intensidade. Isso porque, na prostatite, é comum um certo desconforto na próstata quando esta é palpada.
O médico pode decidir por uma biópsia de próstata ou que há necessidade de uma visualização do que está acontecendo; nestes casos, ele pode pedir um ultra-som transretal. Ele pode pedir também uma dosagem de PSA, que pode estar aumentado em casos de prostatite.
O urologista irá repetir alguns dos exames já realizados pelo outro médico e poderá pedir outros exames, como análises da urina e do líquido prostático obtido por massagem da próstata durante o exame de toque. Estes exames indicarão a existência ou não de sinais de inflamação e infecção e ajudarão o urologista a diagnosticar se o problema está na próstata ou em algum outro órgão, como bexiga, uretra etc.

Qual o tratamento da prostatite?
O tratamento varia de acordo com o tipo de prostatite.
Na prostatite bacteriana aguda, o tratamento é feito à base de antibióticos por, no mínimo, 14 dias. Dois tipos de pacientes necessitam de internação: os que tiverem que fazer o tratamento por via endovenosa e os que apresentarem obstrução intensa da urina.
Na prostatite bacteriana crônica, o tratamento com antibióticos é mais longo: três a 12 semanas. Aproximadamente, 75% dos pacientes melhoram com este tratamento; às vezes, os sintomas voltam e um tratamento com antibióticos é necessário outra vez. Para os casos em que a doença não responde ao tratamento, um tratamento em longo prazo, com baixas doses de antibióticos, alivia os sintomas. Em raros casos, a cirurgia da uretra e da próstata é recomendada.
Na prostatite não bacteriana e na prostatodinia, os pacientes podem não precisar de antibióticos. Entretanto, os antibióticos devem ser prescritos de início, por dois motivos: a dificuldade de diferenciar a prostatite bacteriana da não bacteriana e porque pode haver alguma bactéria difícil de diagnosticar causando a doença. A resposta do paciente ao tratamento com antibióticos vai definir se o tratamento será levado em frente ou interrompido. Muitos pacientes sem uma infecção verdadeira respondem bem a antibióticos porque muitos destes medicamentos têm efeitos antiinflamatórios. Dependendo dos sintomas, o paciente pode receber uma variedade de tratamentos (bloqueadores alfa-adrenérgicos, relaxantes musculares, extratos vegetais) para relaxar e diminuir a próstata, a fim de reduzir a obstrução da urina; massagens prostáticas podem ser utilizadas para drenar o conteúdo da próstata.
É importante lembrar que esta condição não é contagiosa ou infecciosa e não leva ao câncer de próstata. Restrições na dieta não são necessárias, a não ser que comidas apimentadas ou bebidas alcoólicas piorem os sintomas. Banhos quentes de assento podem melhorar a dor.

E quais são os outros tipos de prostatite, aqueles menos freqüentes?
Prostatite Gonocócica
A incidência de doenças sexualmente transmissíveis causadas pela Neisseria gonorrhoeae (causador da gonorréia) ainda é alta ao redor do mundo. Apesar de ser um fato raro, esta bactéria pode chegar a infectar a próstata. Acredita-se que a bactéria invade a próstata durante a infecção uretral (gonorréia).
Prostatite Tuberculosa
A prostatite causada pela bactéria da tuberculose (Mycobacterium tuberculosis) pode aparecer como uma seqüela rara da tuberculose; o diagnóstico é feito quando esta bactéria é encontrada no líquido prostático.
Prostatite Micótica
Ocasionalmente, pode ocorrer a prostatite causada por fungos causadores de micoses sistêmicas (que atingem todo o organismo).
Prostatite Granulomatosa Não Específica
Esta prostatite ocorre em duas formas diferentes: variedade eosinofílica e variedade não eosinofílica.


Um comentário:

  1. ESTOU TOTALMENTE LIVRE DO VÍRUS DE HERPES
    Herpes é uma condição séria e recorrente que não pode ser curada por drogas ou injeções do DR JAMES, mas a melhor maneira de lutar contra o herpes é tomar remédios naturais à base de ervas. Estou ciente do DR JAMES, o grande fitoterapeuta que cura pessoas do vírus HIV com seu poderoso medicamento fitoterápico. Eu o contatei para descobrir como ele poderia me ajudar e ele me disse para nunca ter medo de que ele me ajudasse com o remédio de ervas naturais! Após 2 dias de contato, ele me disse que o medicamento está pronto e ele me enviou via DHL COURIER SERVICE e ele me pegou em 3 dias! Usei o remédio que ele receitou (MANHÃ E NOITE) e fiquei curado! É realmente um sonho, mas estou tão feliz! Para pessoas que sofrem das seguintes doenças, herpes zoster, esclerose múltipla, penfigóide bolhoso, diabetes, câncer, Pcos, hipotireoidismo, herpes, DPOC, HIV, artrite, Hpv, infecções, doença hepática, doenças autoimunes, doença de Parkinson, lúpus e mais para o seu medicamento fitoterápico, porque sou uma testemunha viva e fui curada do vírus da herpes. e a medicina do DR James é legítima. Mandei pra ele o que ele pediu e ele me mandou o remédio que tomei 2 semanas e hoje estou aqui com resultado negativo. Quando fui fazer o teste, fiquei muito feliz depois de tomar seu remédio à base de ervas.CONTATE DR JAMES PARA UMA CURA PERMANENTE Email: drjamesherbalmix@gmail.com

    ResponderExcluir